Resenha #21 – O Grande Ivan – Katherine Applegate

Oi Gente! E aí?!

Primeira coisa que tenho a dizer: Esse livro me encantou demais da conta! Sabe aquele ditado: “Não julgue um livro pela capa”? Quebrei a cara e chorei demais com O Grande Ivan!

o-grande-ivan-frente-1000x1353_q85_crop

 

 

Autor: Katherine Applegate

Editora: Novo Conceito (Selo #IRADO)

Páginas: 288

Gênero: Ficção, Aventura

Acabamento: Capa Dura

Classificação: 5/5 ❤

 

 

 

Sinopse: Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.

Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem… Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

(Fonte: Novo Conceito / #IRADO)

banner_site-png-1920x600_q85_crop

(Fonte: Novo Conceito/#IRADO)

E eu pensando que era só um livro infantil!

Ivan é um gorila das costas prateadas, que não via outro gorila havia 23 anos. Foi “humanizado”, acostumado a ver TV, e amava iogurte com passas. Ivan vivia em uma jaula, em um shopping, onde as vezes tinha que se passar pelo “O Grande Gorila Ivan”, o gorila assustador, que tinham pintado na placa perto do estacionamento do shopping, com as presas arreganhadas,  para entreter os visitantes.

IMG_20170329_204558.jpg

Vivo em um habitat humano chamado de Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Estamos convenientemente localizados na saída da Rodovia I-95, com espetáculos às duas, às quatro da tarde e às sete da noite, 365 dias por ano.” (Pág. 15)

Ele sabia que não era assustador, mas se satisfazia o dono do Shopping, Mack, ele ficava feliz. Pelo menos ele podia ganhar seus lápis e papeis para poder desenhar (sim, ele amava desenhar! Um gorila artista! Mack ficava doido com os dólares que valia os desenhos feito por um gorila)

Ivan tinha se acostumado com aquela vida. Não gostava, mas sabia que não podia fazer nada a respeito. Ele divida as atenções dos visitantes com Stella, (a elefanta mais adorável que já vi <3) e também tinha o Bob, o vira-lata que vivia invadindo a jaula para dormir em cima da barrigona de Ivan.

IMG_20170329_204718.jpg

Com o passar do tempo, você acaba se acostumando a quase tudo. (Pág. 31)

Tudo muda quando chega uma nova moradora no Shopping: Ruby, uma filhotinha de elefante. Encantadora e curiosa, Ruby desperta o lado protetor de Ivan. O conformismo tinha acabado.

Ele fará de tudo para poder levar Ruby para um lar de verdade. Viver com seus semelhantes.

O livro nos mostra de forma engraçada, e por vezes de uma forma profundamente triste, a vida dos animais cativos, arrancados cedo da família, para entreter humanos! O sofrimento deles em não entender porque estão presos e como eles foram parar ali. Chorei em várias partes, amo os animais e não apoio maus tratos. E por apoiar as causas dos animais, fiquei ainda mais tocada. São seres inocentes, que só querem viver em paz. E o que o homem faz? Vai lá, destroem seu habitat, massacram suas famílias, muitas das vezes por motivos idiotas (uma coisa que nunca vou entender é a caça esportiva! Se for para sobrevivência, até entendo, mas matar por prazer?!)

IMG_20170329_204454.jpg

Será um livro que irei ler para os meus filhos e mostrar para os meus netos. Nota 10 para a forma que a autora apresentou os fatos, criticando e expondo a vida dos animais.

A história de Ivan, é real. Ficou conhecido como o gorila pintor. Ele foi eleito o melhor livro infantil de 2013, ganhando a medalha de Newbery Honor!

Book trailer do livro, por Editora Novo Conceito:

Book trailer, por Katherine Applegate:

Adicione O Grande Ivan no Skoob

Beijinhos e até a próxima :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s