Resenha #26 – Nada – Janne Teller

Oi Gente! E aí?

“Nada importa. Você começa a morrer no instante em que nasce.” – Pierre Anthon. –  E com essa frase, inicio a resenha de hoje.

Capa Nada V5 RB.indd

 

 

 

Autora: Janne Teller

Editora: Record

Páginas: 128

Gênero: Romance Estrangeiro

Acabamento: Brochura

Classificação: 3\5

 

 

 

Sinopse:  Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado.

A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, um hamster de estimação… Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude. 

Após grande aclamação da crítica e inúmeros prêmios, Nada é considerado um clássico moderno, tendo vendido cerca de 240 mil exemplares na Alemanha e com direitos de tradução para 22 países.

nada

Sabe quando você lê um livro e fica pensando nele um bom tempo, tentando entender ou decidir se gostou ou não gostou da história, mas que lá no fundo sabe que ela te marcou para sempre? Foi isso que senti (e ainda estou sentindo) sobre esse livro.

No começo não estava dando nada pela história. Somos apresentados a Pierre Anthon, um garoto que está na sétima série, e que percebe que a vida não vale a pena. A vida não possui significado e por isso a morte também não. Ele então decide parar de estudar e ficar em cima de uma ameixeira, dizendo para as pessoas como a vida era sem sentido.

Tá, até aí pensei: que menino maluco! Como assim a vida não vale nada? Não tem sentindo? É lógico que ela possui sentido, se não qual seria o motivo de termos a vida para viver? E foi aí que eu comecei a sentir que o livro me marcaria para sempre!

Pierre Anthon deixou a escola no dia em que descobriu que não valia a pena fazer nada, já que nada fazia sentido.

O resto de nós ficou.

E, embora os professores procurassem arrumar a bagunça deixada por Pierre Anthon, tanto  na sala de aula quanto em nossas cabeças, algo dele permaneceu conosco. Talvez por isso tenha acontecido o que aconteceu.

Vários alunos que estudavam junto com Pierre começaram a ficar indignados com o posicionamento dele, começaram se reunindo para discutir com Pierre, tentavam mostra com palavras o enorme significado que a vida possuía, mas o menino continuava resoluto com a nova forma de levar a vida.

-É uma perda de tempo – gritou um dia. – Porque tudo só começa para acabar. Você começa a morrer no instante em que nasce. E isso vale para tudo.

A cada palavra que o menino soltava a turma ficava cada vez mais assustada e raivosa. Então tiveram a ideia de juntar coisas que tivessem significado para mostrar a Pierre o quanto a vida valia a pena. Como a própria sinopse diz, começaram com coisas simples, um tamanco verde, livros… Mas um sentimento estranho e macabro foi tomando conta do grupo (e confesso que em duas passagens fiquei totalmente de boca aberta, pensado: Não, eles não vão fazer isso! – E fizeram!)

Coisas aconteceram, e me deixaram horrorizada! Fiquei pensando em como as palavras de Pierre desencadearam sentimentos e ações terríveis, (tanto é que o livro foi proibido em alguns países, e então, após 13 anos, a Editora Record trouxe ele pra gente).

Eu mesma, em vários momentos fiquei confusa. Às vezes as palavras de Pierre faziam tanto sentido, mas ao pensar melhor, constatava que era loucura! E acho que é exatamente isso que me deixou tão conflitante em relação a gostar ou não do livro.

E no final, me restou uma dúvida: Pierre Anthon tinha ou não tinha razão?

Adicione Nada no Skoob

Beijinhos e até a próxima :*

Um comentário sobre “Resenha #26 – Nada – Janne Teller

  1. Pingback: 1 Livro + 1 Música #01 | Inícios Marcantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s